Parque Madureira

Boa tarde pessoal!

O trabalho de hoje se trata de um estudo de caso para a disciplina de Projeto Urbano, onde o tema do projeto final é justamente um parque. Para isso tivemos muitas referências de parques nacionais e internacionais, mas o que realmente nos chamou atenção foi o Parque Madureira.

Devido a variedade de esportes e equipamentos atribuídos num mesmo lugar, assim como o tamanho e o local em que este parque se encontra. O fato dele estar no meio de uma grande cidade que é o RJ, além da dimensão existente, e a extensão que o projeto terá (as obras ainda não foram finalizadas), certamente nos mostra a importância desse equipamento como um todo, uma vez que este afeta drasticamente a cultura e rotina das pessoas que ali vivem.

Enfim, com esse estudo podemos ter uma noção da distribuição e implantação de um parque num contexto único, a fim de demonstrar como planejar e identificar os principais atributos que regem a eficácia de um projeto com tal finalidade e porte. Desde os equipamentos, tipologia e dimensão das quadras, quais esportes aplicar, como utilizar de forma funcional os equipamentos, seus usuários, além da quantidade de pessoas que o mesmo suporta em dias normais, finais de semana e eventos.

Logo esse estudo servirá não só como uma referência, mas também como um ideal de um projeto que foi planejado para um fim, o qual está funcionando e dando muito certo, atingindo as pessoas muito além do que o previsto.

Parque Madureira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>